quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Unidoses

Alguém teve a ideia que se se começassem a vender os medicamentos em unidoses o Governo podia poupar muitos milhões em medicamentos.

Unidoses é o sistema de venda de medicamentos que funciona em países como os Estados Unidos, onde os medicamentos são vendidos não em caixas, mas sim em comprimidos, apenas os necessários para o tratamento.

Acontece que cerca de 20.000 pessoas morrem todos os anos no EUA por erro farmaceutico. Essa percentagem na população Portuguesa significa que cerca de 677 pessoas irão morrer todos os anos graças a essa medida.

Até agora não vi ninguém preocupado com essas 677 pessoas, apenas que os milhões que se podem poupar...

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A vergonha saí cara

A semana passada calhou-me de ir fazer as compras semanais para a casa. Entre essa lista estavam os meus pacotes de bolachas Maria que é das poucas coisas que a minha dieta permite (eu sei que estou sempre a quebrá-la, mas isso agora não vem ao caso). Ora eu trago sempre as caixas contendo pacotes individuais no interior.

Acontece que mesmo em cima das "minhas" bolachinhas, tinha, da mesma marca, as mesmas bolachinas só que 20 cêntimos mais baratas. O mesmo número de pacotes e o mesmo número de bolachas por pacote.

Acontece que a minha irmã não me deixou (é verdade a minha irmã manda em mim e não há nada a fazer quanto a isso) trazer as bolachas mais baratas, só pelo facto de trazerem a imagem de um conhecido boneco infantil. A desculpa que ela deu foi que os 20 cêntimos de diferença era a vergonha que ela ía passar na caixa por levar as bolachas dos desenhos animados.

Levei 2 caixas, o que significa que paguei mais 40 cêntimos do que aquilo que podia ter pago. Mas isto foi desta vez, pois já em outras ocasiões trouxe 5 e 6 caixas. Se eu comprar em média 2 caixas por semana, estou a perder 20,80€/ano, só porque a minha irmã tem vergonha...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Futebol vs Ciclismo v2

Estava hoje eu a ver as notícias da edição on-line de um jornal desportivo, quando vejo uma notícia sobre um jornal francês que foi condenado a indeminizar o Barcelona por ter associado o clube catalão a prácticas dopantes.

Até aqui tudo bem, até porque eu defendo que os jornais não podem atacar de qualquer maneira o bom nome de pessoas e no caso instituições.

O que eu acho curioso é que foi também em Espanha que vários ciclistas foram obrigados a emigrar ou a terminar a carreira, com base na mesma notícia...

domingo, 13 de janeiro de 2008

Doping: Futebol vs Ciclismo

Na cabeça da maior parte das pessoas, a palavra à qual mais depressa associam doping é ciclismo. Percebo porque o fazem, mas não posso de maneira nenhuma concordar.

Li outro dia que desde 1980 os casos de desportistas a morreu com problemas cardiacos tinha aumentado mais de 500%

Começando pelo ciclismo. Os últimos casos de morte de ciclistas tem sido, na sua grande parte acidentes de viação ou quedas no caso do sprinter espanhol Isaac Galvez. O caso de Marco Pantani é uma caso diferente pois resultou de um suicídio (ou homicído segundo defendem alguns).

Casos de morte súbita com problemas cardíacos temos: Tom Simpson em 1967, durante a subida ao Mont Ventoux com uma paragem cardiaca. Jean-Claude Misac em 1975 com uma paragem cardiaca durante um treino. A ciclista Connie Meijer em 1988 durante uma prova com uma paragem cardíaca. Em 1997, morreu Manuel Abreu durante um treino com problemas cardíacos. Ryan Cox em 2007, vítima de problemas vasculares. Poderá haver mais casos, mas não os consegui encontrar.

No caso de futebolistas, vou limitar os casos aos mais sonantes, pois existem casos em campeonatos distritais e não vale a pena estar a referi-los. Em 2003, Marc-Vivien Foe morre durante um jogo com problemas cardíacos. Em 2004, foi Miklos Feher, durante uma partida a morrer com problemas cardíacos. Uns meses Bruno Baião morreu também vítima de problemas cardíacos. Ignorando outros casos pelo meio, avanço para 2007 onde Puerta morre com problemas cardíacos, após ter desmaiado durante o jogo e ter sofrido uma paragem cardíaca já nos balneários. Já no fim de 2007, Phil O'Donnell do Motherwell morre também após ter desmaiado no campo, numa sitação muito parecida com a de Puerta.


Passando agora ao verdadeiro ponto que eu queria levantar: desde que aumentou o controlo sobre os ciclistas, os casos de morte súbita no ciclismo reduziram-se bastante, sendo que temos apenas 2 casos (se excluirmos o de Pantani) nos últimos 10 anos. No caso do futebol, é cada vez mais comum o acontecer destes casos, sendo que os de Foe, Feher, O'Donnell e especialmente o de Puerta foram bastante falados.

Avance-mos então para uma série de factos curiosos:

-> Marc-Vivian Foe, fazia parte do plantel do Manchester City, clube que disputa o campeonato Inglês onde os controlos antidoping são facultativos.

-> Feher e Bruno Baião pertenciam à mesma equipa: Benfica. Nos últimos meses o Benfica teve que me lembre: 1 suspensão por doping no futebol, 1 no basquetebol, 2 no ciclismo.

-> O'Donnell disputa o campeonato Escocês que suponho que à semelhança do Inglês também terá controlos anti-doping facultativos.

-> Puerta, cuja equipa do Sevilha, à semelhança de Real Madrid, Barcelona, Valência e uma série de tenistas entre ele Rafael Nadal, teve o seu nome envolvido na Operação Puerto (para quem não sabe está relacionada com o doping no desporto).


Não quero dizer com isto que os casos de morte subita no desporto resultaram todos do uso de susbtãncias proíbidas, mas não posso deixar de concluir que existe uma relação entre os esforços anti-doping e a redução de casos de morte súbita no desporto...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Dakar

Eu não sou grande apreciador deste evento (chamemos-lhe desportivo). Alías tenho muitas questões sobre os efeitos nos ecossistemas dos desertos daquela quantidade de veículos a passar e libertar grandes quantidades de fumo. Contudo preocupa-me o facto de terem cancelado a prova.

Tenho noção de que a organização tomou a decisão correcta, mas isso não invalida uma triste conclusão: o terrorismo venceu. Pelo menos esta ronda.

Não é o facto de terem vencido que me preocupa, é o facto de a organização nada poder ter feito, senão ter cancelado a prova. Tantos recursos, tantas tretas, mas após uma ameaça (credível) não houve nada que pudesseser feito. É um dia triste...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Nem o meu PC suportou

Estava a escrever um testamento sobre a deprimência que foi a passagem de ano da televisão portuguesa, mas até o meu PC ficou enojado e apagou tudo o que eu tinha inscrito...

Se soubesse o que sei hoje, tinha era ido dormir...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Sobre a nova Lei do Tabaco e o Presidente da ASAE

Não vou discutir se esta nova lei é boa ou é má, até porque não tenho competências técnicas para isso, mas achei curioso o facto de haver um fotografo às 2 da manhã preparado para fotografar o presidente da ASAE a fumar num recinto fechado.

É obvio que a lei já estava em vigor e que sendo ele o presidente de uma das entidades que vão regular este assunto, ficou-lhe muito mal, mas também não é motivo para ser notícia, muito menos capa de jornal...

Por outro lado, tenho que ser sincero: já vi bem pior...

Até que eu já fazia falta

Por acaso não sei se fazia, mas visto que qualquer idiota pode dar opiniões sobre assuntos dos quais não percebem nada, não vejo razões para também não poder dar a minha.

Espero poder actualizar o blog regularmente, mas não quero fazer disso uma obrigação.

Espero que gostem...