sábado, 24 de janeiro de 2009

Xadrez

Descobri há uns tempos atrás que o Vista trás nos seus jogos Xadrez. Para quem não sabe, Xadrez é juntamente com a Sueca um dos meus jogos preferidos e como tal uma das coisas como eu gosto de passar o tempo.

Comecei a jogar em nível 2, para quem não sabe existem 10 níveis, mas rapidamente passei para o 3 e seguidamente para o 4. Foi aqui que a coisa complicou.

Os jogos eram sempre bastante disputados e as nossas percentagens de vitórias equiparavam-se tendo eu ganho 50% dos jogos, o computador 46%, tendo os restantes 4% dado empates. Estava claramente encontrado o meu nível.

Decidi então subir para nível 5. Acho que se continuasse a jogar no nível 4 não iria conseguir melhorar, pelo que subir de nível e tentar elevar o nível do meu jogo.

O primeiro jogo que tento, resultou numa derrota vergonhosa. Perdi o jogo em pouco mais de 10 jogadas.

O segundo jogo foi muito equilibrado, mas no final acabei por não conseguir travar o avanço de um dos peões, e a entrada da raínha desiquilibrou a balança. Fiquei satisfeito, pois claramente tinha conseguido elevar o meu nível de jogo.

3º jogo. Jogo bastante equilibrado, onde a minha vantagem era de apenas 1 peão, mas em termos de posicionamento das peças eu estava melhor. Nisto 2 ataques seguidos ao meu rei dão-me o domínio total do jogo. 2 xeques em que as torres são postas na casa ao lado do meu rei, sem que houvesse qualquer peça a protegê-las. Tinha 2 peões na penúltima linha do tabuleiro, avancei-os ganhado 2 raínhas, sendo que enquanto uma protegia outro dos meus peões, a outra dizimava os poucos peões que restavam ao computador.
Tinha agora o Rei, 2 Raínhas, 1 torre e  peões, contra apenas um rei. Ideia brilhante: "Isto tinha piada era ganhar o jogo com 4 raínhas". Num jogo assim, o que correcto é rapidamente fazer xeque-mate, o que no caso era bastante simples, e não brincar com o adversário, pois arriscamo-nos a que com uma má jogada, o adversário consiga o empate apartir do momento em que não possa deslocar o seu rei. Consegui fazer as restantes 2 raínhas sem que isso acontecesse e eis que tenho nova ideia brilhante: "Vou pôr uma raínha em cada canto do tabuleiro". Resultado, durante estes malabarismos de meter uma rainha em cada canto, consegui com que o Rei ficasse sem jogadas disponíveis, tendo tudo isto terminado então num empate, e eu continuando sem vencer no nível 5... 

Aniversário

Vi agora que deixei passar em claro o dia do primeiro aniversário deste blog. Foi dia 4 de Janeiro pelo que só vou 20 dias atrasado...

Obrigados a todos os que leram e aos desocupados que comentaram neste espaço, vocês também estão de parabéns...