Os adeptos de ciclismo assistiram hoje ao maior escândalo de doping de sempre no nosso país. É sempre bom saber que os batoteiros são apanhados (quer seja no desporto, quer seja no dia-a-dia). Mas no entanto importa perguntar: a que preço.
Porque no fundo o que se passou hoje foi uma palhaçada. Há muito que se sabe que o ciclismo profissional (devido à sua dificuldade e à sua organização) está bastante sujeito a problemas de doping. Não é o único desporto em que acontece e é talvez aquele que mais tem lutado contra as substâncias e técnicas proibídas. Em Portugal há muito que é referido como sendo um país onde o problema do doping no ciclismo é particularmente grave, apesar de ser um desporto pobre quando comparado com o resto da Europa.
Mas afinal foi uma palhaçada porquê? Porque foi preciso morrer um ciclista para que houvesse mexidas na situação. Não estou a dizer que a morte do Bruno Neves esteja relacionada directa ou indirectamente com doping, mas parece-me coincidência a mais que isto venha a acontecer pouco mais de 1 semana sobre a sua morte. Aliás basta dar um vista de olhos pela internet para perceber que ninguém acredita que os acontecimentos não estejam relacionados.
Mas mais grave do que isto: porque razão só fizeram as buscas a uma equipa? Vai ser preciso morrer mais alguém para que se investiguem outros? É só a LA que se dopa? Curioso, alías lembro-me de uma equipa que com pouco mais de 1 ano de existência, já se viu forçada a lidar com 2 controlos anti-doping positivos. Equipa essa que noutra modalidade ainda há uns anos teve 2 atletas a morrer nas mesmas circunstâncias. Então porque carga de água é que é a equipa menos controlada do país?
E mais uma coisa: porque é que só o ciclismo é que está em investigação? Porque não invesigar o Atletismo? O Futebol?
Isto no fundo só veio permitir 2 coisas: passar a imagem para o público de que alguma coisa estava a ser feita e fazer com que outros que não conseguem ganhar na estrada, retirem a concorrência e o comecem a fazer. Porque só é jogo sujo se os outros não tomarem...
PS-> Espero sinceramente que a autópsia do Bruno Neves prove claramente que a sua morte não se deveu ao doping, por forma a calar muito boa gente...
Sem comentários:
Enviar um comentário